Doces · Keto · low carb · Pães e Massas · paleo · sem gluten

Low Carb – Massa para Salgados, Empadas e Tortas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Sendo low carb ou não, qualquer pessoa que se aventure na cozinha precisa de uma boa receita de massa básica, doce e salgada. A receita que eu apresento agora pode ser feita das duas formas. Passei a últma semana testando inúmeras receitas e técnicas diferentes, até chegar nessa receita final, que fica deliciosa!

Aqui está o resultado: Uma deliciosa Massa Low Carb para tortas, quiches e empadas!

Ela pode ser feita doce ou salgada, dependendo do seu gosto e da sua necessidade. Ensino as duas abaixo:

*** Massa Low Carb para Tortas, Quiches e Salgados ***

Ingredientes:

100g Manteiga Derretida

1 Ovo

1/2 Xícara de Farinha de Coco

1 Pitada de Sal

Adoçante à gosto (se estiver fazendo a versão doce. Para a versão salgada, exclua esse item)

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220 graus. Com um garfo, bata o ovo, a manteiga derretida e o sal (gente, uma pitadinha. Eu errei a mão feio no sal na minha primeira tentativa!). Adicione a farinha de coco e misture até que você consiga formar uma bola com a massa

IMG_4223
Massa pronta para ser aberta

Abra a massa em uma forma untada com manteiga ou óleo de coco e faça furinhos por toda a massa com um garfo. Leve ao forno por 9 minutos ou até que as bordinhas estejam douradas. Minha parte preferida é a casquinha e a de vocês?

IMG_4236
Sim, eu roubei um pedaço da bordinha antes de bater a foto. Não resisti.

Essa receita serve como base para Massas de tortas doces e salgadas, empadas, quiches e salgadinhos. Fica incrível se você usar a receita de dadinhos como recheio!

***Essa é uma receita naturalmente Paleo, Low Carb, Keto e Sem Glúten

Quando fizerem, mostrem no Instagram usando a hashtag #receitaskcn. Sigam @Kocoanuts para diários alimentares, dicas e desafios!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

42 comentários em “Low Carb – Massa para Salgados, Empadas e Tortas

  1. Olá essa farinha de coco que vc utilizou é a granel aquela mais escurinha? ou é feita em casa? Pois a farinha de coco que encontrei a venda é bem escura a massa não fica nessa tonalidade. Aguardo o contato

    1. oi Dayane,
      tudo bem?
      A farinha de coco que eu usei é a orgânica e foi comprada a granel. A luz utilizada na foto clareia um pouco a massa, mas ela fica bem clarinha ao vivo também. Acho que se você usar a mais escura, só vai mudar a cor, mas o resultado vai ser o mesmo. Eu fiquei curiosa agora. Você volta aqui pra me contar como saiu a sua? um beijo,
      Aline

  2. Qual o tamanho de forma pra essa quantidade de massa?Tem como postar uma foto? Não tenho muita noção de espaço e quantidades. Ajudaria sempre colocar esse tipo de informação.
    Abs

    1. Oi Vanessa, Adorei o seu comentário e vou passar a colocar o tamanho das formas – concordo que ajuda muito! Eu usei uma forma retangular que mede 18 x 16 cm. O modelo da minha forma se chama Sutare e foi comprado na IKEA (uma loja que ainda não chegou ao Brasil).
      Volte aqui quando você fizer a massa para me contar como saiu!
      Abs,
      Aline

    1. Oi Marisa! Obrigada pelo seu comentário. fico muito feliz pelo carinho! Que tipo de receita salgada você gostaria de ver por aqui? Carnes, peixes, massas, tortas salgadas, petiscos… do que você gosta?Já tem algumas receitas salgadas aqui no blog, te convido a dar uma olhada nessas também. Beijos,
      Aline

    1. Oi Lucimar,
      Fico tão feliz que você esteja gostando do blog! Volte sempre 🙂
      Muita gente está perguntando a respeito da cor da minha farinha: eu não moro no Brasil e, por aqui, todas as farinhas de coco tem essa tonalidade clarinha. A receita vai funcionar com qualquer farinha de coco mas, se a que você usa é ais escura, sua massa vai sair mais escura. Beijo!

  3. Oi Aline, fiz um pão com a farinha de coco e não gostei do sabor. Será que se fizer esta receita com farinha de amendoa dá certo?
    Acho que somos vizinhas, de país pelo menos. Abraço e obrigada por compartilhar seus conhecimentos culinários 😀

    1. Oi Sandra,
      será que somos vizinhas? Onde você mora?
      Eu nunca tentei essa receita específica com farinha de amêndoas. Sei que as quantidades com certeza mudariam, pois as duas farinhas se comportam de um jeito bem diferentes, ainda mais quando assam. Vamos fazer o seguinte? Me dá uns dias, eu vou fazer uns testes aqui em casa e volto com uma resposta pra você. O que você nāo curtiu no sabor do pão que você fez?
      Eu adoro inventar receitas novas e acho que algumas delas ficam tão boas que merecem ser ensinadas para quem tiver interesse 🙂 Obrigada pelo carinho e volte sempre!
      Beijo grande

  4. Lindona a farinha que vc usou é mais fina? Eu costumo fazer farinha de côco e já pensei em passar no processador para ficar mais fininha… Mas ainda não experimentei.

    1. Oi Faby querida, tudo bem contigo? Eu já compro a minha farinha pronta. Ela é fininha. Eu não passei no processador. Como a sua foi feita em casa, imagino que fique um pouco mais rústica. Pode passar no processador se você sentir necessidade com certeza, a massa vai ficar mais leve sim 🙂

    1. Oi!
      Tenho várias dicas de recheio e, inclusive, vou postar alguma aqui nas próximas semanas.
      Para recheios doces, voce pode usar ganache de chocolate pura, com frutas vermelhas ou coco, um creme de coco e, o que fica mais gostoso na minha opinião, a receita dos dadinhos (//kocoanuts.com/2016/07/13/low-carb-dadinhos-amendoim-chocolate/) como recheio.
      Para tortas salgada, sugiro Frango desfiado ou camarão com azeitona, co palmito, com requeijão ou Catupiry, atum, bacalhau, anchovas, queijo, legumes.. o que você imaginar pode colocar aqui!
      Espero ter ajudado!
      Abs,
      Aline

  5. Não deu nada certo. Massa não assou legal, ficou molenga e esquisita, mesmo assando mais tempo. Ficou totalmente gordurosa também, transbordando a manteiga. Péssimo!

    1. Luiz, que pena que a sua massa não deu certo! Tente mais uma ou duas vezes – as vezes as receitas levam algumas tentativas até pegarmos o jeito! Eu faço sempre e nunca deu errado aqui e muita gente me mandou fotos da massa que fizeram e também deu super certo pra eles. Na próxima vez, tente adicionar um pouco mais de farinha de coco, uma colher de sopa por vez, até você conseguir formar uma bola com ela. Pelo que você contou, parece que faltou farinha de coco na sua massa, por isso ficou muito úmida e gordurosa.

  6. A manteiga que você usa é sem lactose? Não entendi, pq diz que a receita é sem lactose, mas, vai manteiga.. Agradeço a resposta, adoro seu blog

  7. Boa tarde! manteiga não tem lactose! apesar de vir do leite o produto final tem praticamente só gordura! Excelente alimento low carb! A farinha de coco que é difícil de encontrar a branca aqui no Brasil! A escura contém aquela casquinha do coco e dá um gosto amargo nas receitas.

    1. Oi Eliane,
      eu sou intolerante a lactose e como manteiga numa boa, sem passar mal mas conheço algumas pessoas que passam mal quando comem. Tambem achava que não tinha lactose, mas agora já não tenho mais tanta certeza… vou pesquisar melhor. Sei que Ghee não tem, com certeza!

      beijo grande,
      Aline

    1. Oi Cida!
      Farinha de grão de bico pode sim ser usada, ela não entra nas dietas low carb e paleo mais restritas por ser farinha de leguminosa mas ela é ‘lower carb’ e não vejo problemas em ser consumida de vez em quando, com moderação.
      Bjs

  8. Achei a receita ótima! Como fiz o recheio salgado,
    utilizei 50g de manteiga e 50g de queijo parmesão ralado bem fininho. Achei que dá uma neutralizada no sabor do coco.

    1. Oi Telma,
      Tem que assar sem o recheio por uns minutinhos sim, se você colocar o recheio junto logo de inicio, ele penetra na massa e ela não fica crocante.
      Bjs

    1. Oi Marcella,
      Eu nunca tentei fazer com a farinha de linhaça.
      Como cada farinha se comporta de um jeito, acredito que possa ter influenciado sim. Optei pela farinha de coco nessa receita exatamente por ela ser mais seca e “chupar” a manteiga mais que as outras. Testei com outras farinhas e a de coco foi a que se comportou melhor por aqui.
      Bjs

      1. A farinha de linhaça é úmida demais. Em qualquer receita não passo de duas colheres e geralmente me arrependo dw ter usado. Fica úmida de um modo desagradável.

    1. Siiim!! E Possível, Irene! 🙂 Ainda bem. Assim, a gente continua na linha e comendo tudo o que gosta, certo? Espero que você goste do blog, tem varias outras receitas legais aqui! Um bjo grande

Deixe uma resposta