Comfort Food · Doces · Keto · low carb · sem gluten

Técnicas Básicas de Confeitaria – Ganache Low Carb 2 Ways

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O começo

Uma das coisas mais difíceis pra mim quando comecei a low carb (e eu comecei logo com uma dieta cetogênica bem restrita) foi aceitar que eu, doceira de mão cheia, teria que deixar a minha paixão de lado por um tempo. Na época, eu nem imaginava que seria por tantos anos. Aos poucos, fui reaprendendo a arte da confeitaria: a farinha de trigo daria lugar as farinhas de nuts e de coco, o brigadeiro ficaria de fora, o chantilly seria feito com adoçante. Mas, em todas essas mudanças uma paixão da confeitaria permaneceu intacta: a ganache! Como eu amo saber que ganache deveria se chamar ‘Ganache Low Carb’.

Melhor que brigadeiro, na minha opinião. Quando me dei conta de que ela era low carb, se feita com chocolate amargo e comida com moderação, fiquei em alfa! Uma das técnicas mais versáteis da confeitaria, agora ensino a vocês ganache 2 ways – uma para derramar sobre cupcakes e bolos, como uma calda – e até beber como um chocolate quente “europeu” – e outra para confeitar e selar bolos e fazer deliciosas trufas.

Ganache Low Carb

A receita é bastante simples: 2 partes de chocolate para 1 parte de creme de leite fresco.

600g de Chocolate amargo (pelo menos 70%)

300ml de Creme de leite fresco

Em uma panela, aqueça o creme de leite sem deixá-lo levantar fervura. Despeje sobre o chocolate picado e aguarde alguns minutos. Mexa bem a mistura, para que o chocolate se misture totalmente com o creme e forme uma calda grossa, como na foto abaixo.

Ganache

Cubra com plástico filme em contato com a ganache, para não formar crosta e deixe esfriar em temperatura ambiente. Após 1-2 horas, está pronto para usar como calda de bolos e doces. Você também pode beber a ganache, ainda quente – uma delícia!

Para deixar a ganache no ponto de trufas ou para cobrir um bolo, deixe a ganache descansando fora da geladeira por, pelo menos, 12 horas. Um creme bem denso irá se formar, com consistência de manteiga. Uma dica ótima é despejar a ganache, ainda no estágio 1, na massa doce de torta e fazer uma torta incrivelmente gostosa!

Ganache spread

Gostaram dessa receita? Deixe seu comentário e sugestões aqui!

Essa receita nao contém gluten e é low carb.

Para mais dicas e fotos, me siga no Instagram – @kocoanuts

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

3 comentários em “Técnicas Básicas de Confeitaria – Ganache Low Carb 2 Ways

Deixe uma resposta