Comfort Food · Doces · Keto · low carb · sem gluten

Bolo Branco Low Carb – Pound Cake/ Bolo Ingles – Receita simples e fácil de fazer!

O bolo branco low carb e o tempo

Agora, nas férias, não há nada mais gostoso do que sentar na varanda a tarde com uma xícara de café bem quente e uma fatia desse bolo branco low carb e observar o mundo lá fora. E nessas horas que as melhores ideias vem. A gente pensa na vida, faz planos, sonha e o bolinho acompanhado do cheirinho do cafe recém passado fazem essa experiência mais gostosa ainda.

Nos dias em que chove muito, como hoje, gosto de sentar perto da janela e ler um livro. Ultimamente, tenho lido livros de culinária – não só low carb – e é dali que tiro muitas das idéias e criações que vocês veem aqui nesse blog. Receitas “gordas” que eu fico quebrando a cabeça, tentando achar um substituo à altura, mas com comida de verdade.

As pesquisas

Há alguns anos, quando conheci a low carb mais a fundo e fui apresentada a paleo, devorava livros e blogs sobre o assunto. O primeiro,que é um dos meus preferidos em português, e o “Mais gordura, menos carboidratos“, da querida Maria, uma brasileira de coração que escreve com um sotaque sueco super bonitinho.

Anos depois, conheci o ‘Vida Low Carb‘, da Mariana Montezzana. Depois, veio o Senhor Tanquinho – cujas receitas desse livro aqui me inspiraram super a me aventurar na cozinha e, por último, caí no blog do Dr. Souto e fiquei encantada com a forma simples e didática que ele explica fisiologia, endocrinologia, nutrição e etc para pessoas leigas como eu. Todas essas pessoas, sem saber, me ajudaram a mudar de vida. Eu era a única pessoa do meu círculo de amigos fazendo a low carb e, na época, essas eram as únicas ‘companhias’ (mesmo que virtuais) que falavam a mesma língua que eu e tiravam as minhas dúvidas.
Aqui no ‘mundo real, minhas amigas repetiam que eu ia explodir minhas artérias pelo simples fato de eu achar ok comer manteiga e bacon sempre que quisesse. O único ponto em que eu concordava com elas era que a comida delas era mais apetitosa. Eu via aqueles pães, bolos e massas e me perguntava se algum dia poderia comer aquilo de novo sem culpa. E foi aí que começaram meus primeiros testes na cozinha e a recita a seguir foi o meu primeiro bolo low carb bem sucedido!

Bolo Branco – ou bolo inglês ou pound cake, chame como preferir!

bolo branco low carb

Ingredientes:

1 1/4 de Xícara de Farinha de Amêndoas

3/4 de Xícara de Adoçante Culinário

1 Colher de Chá de fermento em pó

1 Pitada de Sal

4 Ovos inteiros

1 Potinho de Cream Cheese

4 Colheres de Sopa de Manteiga (em temperatura ambiente)

1 Colher de Chá de Essência/ Extrato/ Fava de Baunilha

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus

Em um bowl grande, bata a manteiga com o adoçante ate que forme uma mistura amarela clara, fofinha e leve. Adicione o cream cheese e a baunilha e bata bem. Adicione os ovos, um a um e mexa ate que estejam totalmente misturados na massa. Junte os secos e, de novo, bata bem.

Despeje em uma forma untada (beeem untada! Eu costumo colocar uma folha de papel manteiga para evitar que grude) e leve ao forno por 30-40 minutos ou até que o topo esteja douradinho. Seu bolo branco low carb está pronto!

Bolo branco Low Carb 1
A consistência fica assim, maravilhosa!
Bolo branco low carb 2
A consistência fica assim, perfeita!

Curtiu a receita? Compartilhe a sua foto e me marca lá no Instagram! Aproveita e me segue por lá – sou a @kocoanuts

 

*alguns dos links desse post são links afiliados.

 

4 comentários em “Bolo Branco Low Carb – Pound Cake/ Bolo Ingles – Receita simples e fácil de fazer!

Deixe uma resposta