Carnes · Comfort Food · Entradas · Keto · low carb · Pães e Massas · paleo · receitas · sem gluten

Esfiha Aberta de Carne – Low Carb

Relembrando a infância.

A culinária árabe tem um espaço cativo no meu coração. Minha família teve lojas no Saara (quem e do Rio sabe do que eu estou falando!) desde sempre e era tradição nossa comer no Cedro do Líbano quase que diariamente. Uma das delícias que eu mais gostava quando pequena – e, a quem estou tentando enganar aqui? Depois de adulta também – era a esfiha. Mas tinha que ser da aberta. Meu bisavô Moises me levava lá só pra comer esfiha aberta de carne. Vim morar no oriente médio, do ladinho do Líbano, crente que comeria aqui a melhor esfiha do mundo. Ledo engano. Descobri que a esfiha como comemos no Brasil, fechadinha, é invenção brasileiríssima e por aqui, nunca encontrei. Pois bem. Resolvi fazer a minha própria e o melhor de tudo, resolvi fazer uma esfiha aberta de carne low carb.

Aos amantes de esfiha, já aviso: não, ela não chega aos pés da esfiha do Largo do Machado (mas qual chega, não é mesmo?), mas é bastante fiel a todas as outras que conhecemos. A receita é facílima!

Esfiha Aberta de Carne Low Carb

Esfiha Aberta Low Carb

Massa:

A massa é bastante parecida com a Massa para salgados, empadas e tortas.

Ingredientes:

50g (meio tablete) de Manteiga;

1 Ovo;

3/4 xícara de Farinha de Coco (pode fazer um mix de coco com oleaginosas que dá certo também!);

1 pitada de Sal

para o Recheio:

250 g de Carne Moída;

1/2 receita do Molho de Tomate sem Bruxarias;

1 pitada de Canela em Pó (essencial, faz TODA a diferença!);

Meia cebola;

1 dente de Alho picado bem pequeno;

Sal e Pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Para a massa, pré aqueça o forno a 220 graus.

Misture o ovo já batido com a manteiga derretida. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até que a massa fique consistente o suficiente para ser modelada. Dependendo do tamanho do seu ovo, você pode precisar de um pouco mais ou menos do que a medida aconselhada aqui.

Em uma assadeira forrada com folha de silicone ou papel manteiga, modele as bases das esfihas (eu abro na mão, corto com um copo de cafezinho e dobro as bordinhas, para dar um pouco de altura a massa). Leve ao forno por 10 minutos ou ate que a massa esteja seca ao toque.

Para o recheio – eu fiz de carne aqui mas deixe a sua imaginação rolar solta, tudo fica bom! – refogue a cebola e o alho, acrescente a carne e tempere com sal, pimenta e canela e refogue por alguns minutos. Junte o molho de tomate e um pouco de água e deixe cozinhar mais um pouco.

Quando a base sair do forno, deixe esfriar por alguns minutos, para que fique mais durinha e recheie com a carne.

Mais esfiha!

Fácil e Deliciosa!

***Essa é uma receita naturalmente Paleo, Low Carb, Keto e Sem Glúten

Quando fizerem, mostrem no Instagram usando a hashtag #receitaskcn. Sigam @Kocoanuts para diários alimentares, dicas e desafios!

 

 

Deixe uma resposta