Comfort Food · low carb · Pães e Massas · paleo · sem gluten · sem lactose

Pão Ciabatta Paleo – Sem Glúten e Sem Lactose

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

IMG_2002.jpg

1,2,3…Testando!

Pão. Todo mundo que faz uma dieta sem glúten sofre com a falta dele, nem que seja por um dia apenas. Quem nunca varreu a internet atrás da receita de pão sem gluten perfeita e fácil de fazer? Eu já fiz isso e não foi uma vez apenas – foram várias! Vou assumir para vocês que eu simplesmente não tenho uma mão boa para pães. Nunca fiz pão “normal”, então nunca adoro meus resultados de pãezinhos do bem. Meus testes sempre resultam em algo ‘mais ou menos’. Eu não acho essa receita  de ão paleo Ciabatta perfeita, mas acho-a bem saborosa!

Esse pão nasceu depois de alguns testes e acredito que ainda não tenha chegado lá. Por isso, estou compartilhando com vocês! Padeiros paleo, uni-vos! Me ajudem a chegar no pão perfeito! Segue abaixo a minha receita e peço que tentem fazer em casa e voltem aqui com críticas (construtivas, viu?) e sugestões. Farinha demais? De menos? Muito óleo? Temperatura errada do forno? O que podemos ajustar aqui?

No meio tempo, deliciem-se com essa ciabatta. Não é perfeita, mas faz um ótimo trabalho e fica deliciosa com sanduíches ou apenas quentinha, com manteiga ou ghee derretendo em cima. Na foto, está meu jantar de ontem – sanduíche com nuggets do bem e uma fatia de queijo tipo gouda de ovelha. Dos deuses!

Ingredientes para a Ciabatta:

  • 2 Colheres de Sopa de Maple Syrup ou mel
  • 1/2 Xícara de água morna
  • 4 Ovos
  • 1 + 1/3 de Xícara de farinha de Tapioca
  • 1 + 1/3 de Xícara de Farinha de Coco
  • 2 Colheres de Sopa de Psyllium
  • 1 Pitada de Sal
  • 4 Col de Sopa de Manteiga ou Ghee

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Em um bowl, junte os secos (as farinhas e o sal) e, aos poucos vá incorporando a manteiga. a massa nesse ponto deverá estar “esfarelenta”, como uma farofa. Junte os ovos já batidos, a água, o psyllium e o maple syrup e misture bem – sugiro usar uma batedeira mas, na falta dela, braços fortes e muita disposição resolvem! Não se preocupem em trabalhar a massa além do necessário, Como não tem glúten, é praticamente impossível estragar a receita por isso.

Em uma forma untada e enfarinhada (uso a farinha de tapioca), disponha os pãezinhos. A massa fica bem mole, então sugiro enfarinhar também as mãos e a massa para poder manusear com mais facilidade.

Asse por 35-40 minutos. Fica uma delicia!

Observações:

1 – Pode-se usar farinha de araruta no lugar da de coco. Tentei e deu certo!

2 – Testei a receita usando fermento biológico. Alem de ter triplicado o tempo de execução (por o fermento precisa ser ativado e a massa precisa descansar), não senti diferença por motivos que me parecem óbvios: não ha glúten para segurar a expansão e elasticidade da massa.

 

Receita sem glúten e sem lactose.

Gostou da receita? Curta, comente e compartilhe! Não se esqueça de me seguir no Instagram (@kocoanuts), para ver mais receitas e dicas low carb!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta