low carb · paleo · sem gluten · sem lactose · Sopas · Vegan

Sopa de Abóbora Manteiga (Butternut Squash Soup)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Mudaram as Estações

Enfim chegou o outono! As folhas começam a cair das árvores, a paisagem antes colorida começa a ganhar tons diferentes e até os sabores e aromas mudam. Eu sou uma pessoa super sazonal. Adoro estações. A cada estação compro cosméticos diferentes, perfumes para a casa que combinem com o clima lá fora e até roupa de cama nova! E na cozinha…. nada grita mais “OUTONO” do que abóbora. A abóbora é o símbolo do outono e eu adorei todas as variedades que já tive a oportunidade de provar. A receita de hoje é uma sopa de abóbora manteiga (butternut squash soup), paleo, lógico.
A abóbora, como todo vegetal, é rica fonte de fibras e devido à sua cor alaranjada também é repleta de vitamina A e betacaroteno. Quando assada por tempo suficiente, ela carameliza e se torna levemente adocicada. Para ressaltar sua doçura, adicionei à receita agave, canela, cebola e noz moscada. Para o contraste, optei por um delicioso (e diferente) chantilly salgado. Não precisamos de muito para essa receita, a abóbora é a estrela do prato!

Sopa de Abobora Paleo
Butternut Squash Soup

Ingredientes – Sopa de Abóbora (Butternut Squash Soup):

1 Un. de Abóbora Manteiga (Butternut Squash)

1 Cenoura Média

3-4 Xícaras de Caldo de Legumes

1 Xícara de Cebola Roxa Picadinha

4 Dentes de Alho amassado

1 Colher de Sopa de Azeite de Oliva (pode-se tambem usar manteiga ou Ghee)

1 Pitadinha de Sal

1 Colher de Chá de Maple Syrup (ou Agave, ou Mel)

1 Pitada de Noz Moscada

1 Pitada de Canela em Pó

Pimenta-do-Reino

Para o Chantilly Salgado (opcional, mas altamente recomendado)

1/2 Xícara de Creme de Leite

1/8 de Xícara de Sour Cream

Sal, Noz Moscada e Canela

 

Modo de Preparo- Sopa de Abóbora

Pré-aqueça o forno a 200 Graus.

Corte a abóbora ao meio e retire as sementes. Regue com um fio de azeite e sal e vire-as de modo que as cascas fiquem para cima. Asse-as junto com a cenoura* por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam tenras e carameladas (a casa fica com um aroma bem doce!).Cada forno se comporta diferente, passados os 45 minutos, veja se a abóbora precisa assar um pouco mais ou não. Prepare o caldo de legumes.

Em um frigideira refogue a cebola por 3-4 minutos, até que as bordas fiquem douradas e o centro transparente. Adicione o alho e refogue por alguns segundos.

Em um liquidificador despeje o alho e a cebola, junte a abóbora já assada e sem a casca, o maple syrup e temperos. Adicione, aos poucos o caldo de legumes. Bata até que fique com a consistência de um creme. Se desejar que a sopa fique mais líquida, adicione mais caldo.

Para o chantilly, junte todos os ingredientes e bata até que obtenha-se a consistência de chantilly.

Na hora de servir, despeje uma colherada do chantilly no bowl com a sopa  de abóbora já servida e adicione pimenta-do-reino moída na hora e sementes de abóbora (opcional).

*A cenoura pode ser assada com ou sem casca, depende do seu gosto. Com casca, a sopa fica mais rústica e com um sabor mais forte e intenso.

Adorou essa receita? Essa aqui também é a cara do outono!

Receita inspirada em Cookie and Kate
www.instagram.com/kocoanuts

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

2 comentários em “Sopa de Abóbora Manteiga (Butternut Squash Soup)

Deixe uma resposta