Comfort Food · Doces · Entradas · low carb · Natal · paleo · sem gluten · sem lactose · snacks · Vegan

Castanhas com Especiarias – Especial de Natal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Castanhas com especiarias - receita natalina
Castanhas com especiarias divinas para o natal

Castanhas com especiarias

Quem tem mais de 18 anos sabe que spiced nuts (castanhas com especiarias) é um clássico nos bares mundo a fora! Por algum motivo, esses deliciosos snacks são também bastante tradicionais nas festas de final de ano.

Picantes, salgadas e doces. Tudo ao mesmo tempo. Viciantes!

A história dos snacks

Nos Estados Unidos, os primeiros snacks foram os amendoins. Eles eram trazidos da América o Sul nos navios negreiros e foram incorporados na culinária afro-americana no sul do país.

Junto com os amendoins, a pipoca já era um hit no quesito snack desde o século 19. Durante a era Vitoriana, qualquer comida que não necessitasse de talheres para serem comidas, eram consideradas comida de pessoas com baixa renda.
Os Pretzels se uniram ao grupo dos snack bem cedo também, no século 17. Foram apresentados aos norte americanos pelos holandeses. Nessa época, os pretzels eram associados aos imigrantes e vendedores de rua, ambos marginalizados pela sociedade. Foi só na época probatória, após muitos negócios fecharem as portas, que o pretzel foi reinventado e ressurgiu como um verdadeiro hit. Se tornou muito popular e, desde meados dos anos 30, são os snacks mais populares dos EUA (fonte: Wikipedia).

Um lindo presente

Um dos símbolos gastronômicos mais fortes do natal, a castanha está presente em diversos pratos, entradas e sobremesas. Deliciosa, ela é saboreada aos montes nessa época do ano. Difícil encontrar alguém que não goste!

Estas castanhas com especiarias fazem um lindo presente, que pode ser dado ao anfitrião da ceia ou como um mimo para seus convidados. Deliciosas, originais, lindas e não pesam no bolso.

Castanhas com especiarias – Ingredientes:

  • 2 xícaras* de castanhas já assadas, descascadas e picadas (as minhas eram bem miúdas e eu optei por deixá-las inteiras mesmo)
  • 1 xicara de noz pecan, picada grosseiramente
  • 1/3 de sementes de abóbora sem as cascas
  • 1 colher de sopa de mel, melado ou de açúcar de coco
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 colher de chá de cominho em pó
  • 1/4 colher de chá de coentro em pó
  • 1/8 colher de chá de pimenta caiena
  • 1/8 colher de chá de alho em pó
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de manteiga ou ghee

Castanhas com especiarias – Modo de preparo:

Toste as sementes, castanhas e nozes em uma frigideira sem oleo por, aproximadamente, 3 minutos. Reserve.

Em um bowl grande, combine todos os temperos. Reserve.

Leve a água, manteiga e mel (ou melado ou açúcar de coco) ao fogo médio até que a água toda evapore, mexendo sempre. O que vai sobrar é uma calda reduzida. Com a ajuda de uma colher, regue as castanhas e sementes com a calda, tomando cuidado para que todas fiquem cobertas por ela. Despeje as sementes já com a calda no bowl com os temperos e misture bem, para que o tempero grude em todos os pedacos.

Arrume em um porte de vidro limpo com tampa, coloque uma fita e um cartao. Junte com ele, de uma caixinha com os deliciosos Cookies do Amor Presente lindo e pronto para fazer o dia de alguem mais feliz!

*1 xícara = 240 ml (medida padrão)

Gostou dessa receita? Compartilher com seus amigos! Siga o perfil do blog no Instagram: www.instagram.com/kocoanuts

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta