Comfort Food · Doces · low carb · paleo · sem gluten · sem lactose · Vegan

Halva – o Doce de Gergelim melhor que Paçoca!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Tahini - Como fazer tahini em casa
Tahini caseiro delicioso

Halva

O halva é um doce feito a base de gergelim que tem consistência de uma paçoca. Ele existe há mais de três mil anos e sua origem correta ainda é incerta.

Famoso no mundo todo, ele infelizmente ainda é pouco conhecido no Brasil.

Ele pode ser feito em vários sabores e não é incomum encontrar versões com pistache ou outras nuts. Eu gosto dele de qualquer jeito!

Halva – Ingredientes:

2 xícaras de mel

1 1/2 xícaras de tahini (bem misturadinho)

Halva – Modo de preparo:

Essa receita exige um pouquinho de técnica. Você consegue fazer sem o termômetro de açúcar, mas o ideal é que se tenha um em mãos.

Leve o mel ao fogo médio até que sua temperatura atinja 121-130 graus Celsius. Ou até que se dê o ponto de bala mole (ao colocar um pouco do mel na água gelada, deve-se poder formar uma bolinha maleável, como um caramelo). Reserve.

Leve o tahini ao fogo e aqueça-o até que o termômetro marque 38 graus. Junte o tahini aquecido ao mel e misture bem usando uma colher de pau.

Continue a mexer até que a mistura fique bastante encorpada.

Despeje a mistura em uma forma de pão ou de bolo com fundo removível bem untada (com a gordura que você preferir. Pode ser manteiga, oleo de coco, ghee..). Deixe esfriar em temperatura ambiente e embrulhe o halva bem fechadinho com filme plástico.

leve para a geladeira por 36 horas. Isso fará com que o açúcar do mel cristalize, dando a consistência caraterística do halva.

Na hora de servir, fatie o halva em pedaços.

Pode-se guardar na geladeira por vários meses, protegido por filme plástico!

Gostou da receita? Então compartilhe com seus amigos! E não esqueça de seguir o perfil do blog nas redes sociais. Nosso Instagram: www.instagram.com/kocoanuts
Voltem sempre! Tem post novo toda semana e eu adoraria saber qual receita você quer ver por aqui.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta